O Centro de Educação Infantil Tempo de Aprender, localizado no bairro Vila Pedrini, atende aproximadamente 120 crianças matriculadas em período integral. São atendidas crianças de 4 meses a 04 anos e 11 meses de idade. Conta com salas de Berçário I, Berçário II, Berçário III e Maternal.

A unidade escolar fica aberta das 06h30min às 18h30min.


A partir do início de 2013, o C.E.I. Tempo de Aprender está desenvolvendo suas atividades em novas instalações, projetadas para o conforto, bem estar e melhor aprendizado das crianças.

As crianças recebem do poder público municipal diariamente as três principais refeições (café/ almoço/janta).

As atividades são baseadas em dois temas: Educar e Cuidar, voltadas ao desenvolvimento integral da criança para construção de sua própria identidade. Nos projetos pedagógicos estão integradas todas as áreas do conhecimento. As crianças exercitam suas funções cognitivas, motoras, afetivas e sociais.


Considerando que sempre é "Tempo de Aprender", espera-se que a escola contribua para a constituição de uma cidadania de qualidade, cujo exercício reúna conhecimentos e informações direcionados a um protagonismo responsável.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Berçário II – A: As abelhas e o mel

A turma do Berçário II – A, no período matutino, a fim de conhecer a abelha e o mel, degustaram, juntamente com as professoras uma deliciosa bolacha de mel.
Em sala de aula ouviram histórias, cantaram músicas, degustaram o mel e posteriormente, em outro dia, no refeitório, observaram as professoras preparar as bolachas.
Puderam participar na hora de amassar e com as forminhas confeccionaram bolachas de várias formas.
Desta maneira, foram estimuladas suas capacidades por meio dos sentidos, sendo muito mais significativo para a aprendizagem na fase sensório motora em que se encontram.
















sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Maternal: estudando as plantas

A turma do Maternal esteve desenvolvendo estudo sobre as plantas, pois com a urbanização o contato com a natureza ficou mais restrito, bem como os espaços ao ar livre, nas residências...
Por sua vez o espaço escolar é o meio de interação e construção do conhecimento, onde se buscou interagir com os educandos de forma lúdica despertando interesse e cuidado com o ser vivo.
Várias atividades foram desenvolvidas através de literaturas que abordam o tema, execução de experiências, registro através de desenho, confecção de murais, passeios, enfim, fazendo uma reflexão sobre a importância do meio ambiente para a nossa vida.


















Professoras Daniela, Ivânia e Maria Luiza.

Berçário III – A e os Animais

A turma do BIII-A, através do projeto: Os Animais, durante esta semana desenvolveu atividades com a música “Pintinho, Pintinho.
Foram trabalhadas regras de grupo, dobradura, colagem e histórias com as características desse animal.




Berçário – I: conhecendo os Animais

Iniciando o conteúdo Animais, presente no projeto “Era uma sala muito animada, com muita música para a criançada”, enfocamos o cachorro como amigo das crianças.
Apresentamos um cachorro mostrando-o para os bebês, cantamos cantigas relacionadas ao animal em destaque, enfatizamos o cuidado e a amizade desse animal com o ser humano.
Após os cantos as crianças acariciaram o animal, todos apresentaram curiosidade e alegria ao manusear o cachorro de gesso.









Maternal: brincando com a Bola

Resgatar as brincadeiras antigas é o trabalho que está sendo desenvolvido pela turma do Maternal.
Sabemos que a bola é um brinquedo popular existente nas brincadeiras infantis há anos e que é evidenciado e adorado pelos pequenos na hora da brincadeira.
Dessa maneira procuramos brincar de bola, conhecer um pouco mais sobre ela, identificamos materiais usados na sua confecção. Confeccionamos uma bola de meia, brincamos com bolas de gude, evidenciamos brincadeiras de roda que fazem o uso da bola, como: ovo choco e batata-quente, e, por fim, visualizamos, analisamos e representamos a obra de arte “Futebol”, de Cândido Portinari.