O Centro de Educação Infantil Tempo de Aprender, localizado no bairro Vila Pedrini, atende aproximadamente 120 crianças matriculadas em período integral. São atendidas crianças de 4 meses a 04 anos e 11 meses de idade. Conta com salas de Berçário I, Berçário II, Berçário III e Maternal.

A unidade escolar fica aberta das 06h30min às 18h30min.


A partir do início de 2013, o C.E.I. Tempo de Aprender está desenvolvendo suas atividades em novas instalações, projetadas para o conforto, bem estar e melhor aprendizado das crianças.

As crianças recebem do poder público municipal diariamente as três principais refeições (café/ almoço/janta).

As atividades são baseadas em dois temas: Educar e Cuidar, voltadas ao desenvolvimento integral da criança para construção de sua própria identidade. Nos projetos pedagógicos estão integradas todas as áreas do conhecimento. As crianças exercitam suas funções cognitivas, motoras, afetivas e sociais.


Considerando que sempre é "Tempo de Aprender", espera-se que a escola contribua para a constituição de uma cidadania de qualidade, cujo exercício reúna conhecimentos e informações direcionados a um protagonismo responsável.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Berçário III – A: Aprendendo sobre meios de transporte e trânsito

Durante o mês de novembro a turma do Berçário III – A está desenvolvendo atividades sobre os meios de transporte visando conhecer os diferentes tipos de transporte e algumas regras básicas de trânsito.
As atividades estão sendo realizadas através de histórias, músicas, desenhos e brincadeiras.
Nesta matéria destaca-se a confecção do ônibus, utilizado em nossos passeios, em que cada criança utiliza tinta guache para colorir à sua maneira.







Brincadeiras orientadas: Jogar, brincar uma forma de ensinar

É muito importante aprender com alegria, com vontade. “Educar é ir em direção à alegria” (Sneyders, 96). As técnicas lúdicas fazem com que a criança aprenda com prazer, alegria e entretenimento, sendo relevante ressaltar que a educação lúdica está distante de ser um passatempo ou diversão superficial.
Pensando desta maneira procuramos evidenciar momentos lúdicos com atividades atrativas e envolventes para dar ênfase a conteúdos e conceitos que farão parte do cotidiano de cada criança. É evidente que as brincadeiras mesmo tendo um aspecto lúdico necessitam ser orientadas pelo educador, pois é ele o responsável por repassar o conhecimento.
Sendo assim, é de primordial importância a utilização de brincadeiras e dos jogos nos processos pedagógicos, pois os conteúdos podem ser ensinados por meio de atividades predominantemente lúdicas.
Professoras: Daniela, Ivânia e Luciane.






quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Maternal: Brincando de faz-de-conta

A imitação e a representação são fundamentais para que ocorra a aprendizagem no indivíduo. Entende-se que a representação surge da imitação e supera, enquanto a imitação está presa no plano motor. A representação acontece no plano simbólico, na imaginação da criança.
Uma das situações em que podem ser observadas a imitação e a representação é a brincadeira do faz-de-conta. É através do faz-de-conta que se estabelecem momentos privilegiados de aprendizagem. A criança faz uso de diferentes meios como sons, gestos, palavras, frases e posturas. Dessa forma, novos significados são apropriados nesses momentos de interação, estabelecidos por essas situações imaginárias.
Em algumas situações de faz-de-conta a criança utiliza objetos presentes para representar objetos ausentes (um pedaço de madeira vira telefone), ainda, elas utilizam o espaço físico de acordo com o que está sendo representado, brincam de diferentes papéis e representam animais utilizando o próprio corpo.








sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Berçário II – A: Brincando de ser gente grande

Iniciamos a partir da segunda semana de novembro até o final deste ano, o projeto: “Musicalidades e Jogos Rítmicos: Mimos e Paparicos”, com o objetivo de contribuir através da diversidade musical para o desenvolvimento da criança, bem como promovendo a sua socialidade e também com o objetivo de valorizar as pequenas coisas, objetos e atitudes do mundo familiar.
Promovemos uma atividade lúdica com as crianças que tiveram na ocasião a oportunidade de brincar de faz-de-conta, representando alguns papéis de seu cotidiano, e, com alguns objetos trazidos de casa, as crianças puderam brincar de jogos imitativos com a interação das professoras.



segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Maternal: Brincando com meios de transportes

A turma do Maternal durante esta semana esteve trabalhando sobre os meios de transportes.
Várias atividades foram realizadas: dobradura do avião de papel, onde as crianças brincaram na sala e pátio da escola, construção de meio de transporte através de formas geométricas, registro do meio de transporte que cada família utiliza para locomover-se através de questionamentos e do registro individual.










quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Berçário III – A aprendem a sequência numérica

As crianças do Berçário III – A estão aprendendo a sequência numérica, para isso foram desenvolvidas várias brincadeiras, destacando-se o jogo de dados, onde cada criança joga o dado e após conta a quantidade, comparando-a com a do colega, e a brincadeira cantada dos 4 cantos, onde as crianças se dividem em quatro grupos e imitam os animais conforme a sequência numérica (1,2,3...).
As crianças também representaram a brincadeira quatro cantos através de desenhos.




Berçário II – A: trabalhando com sucata

Nós professoras do período matutino  da turma do Berçário II – A pedimos para os pais ajudarem os filhos a confeccionar um carrinho feito com sucata.
A imaginação correu solta e o trabalho ficou maravilhoso.





quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Berçário II – A: Pintando desenvolvo minhas habilidades

A pintura com tinta guache sempre estimula as crianças a desenvolver sua criatividade e coordenação motora fina, sendo que a pintura é realizada por eles com as pontas dos dedos e o auxílio das professoras.
Utilizamos para realizar esta atividade o desenho de alguns meios de transporte e de um semáforo, aproveitando a oportunidade para retomar as cores (vermelho, amarelo e verde).