A origem do Dia Internacional do Brincar, vem da Europa e ganhou todos os cantos do planeta, sendo comemorado com bastante intensidade em vários Estados do Brasil. Os professores do C E I Tempo de Aprender, neste dia enfatizaram o Brincar como prioridade.
BERÇÁRIO I
As atividades lúdicas têm papel fundamental na estruturação do psiquismo da criança, é no ato de brincar que a criança utiliza elementos de fantasia e realidade e começa a distinguir o real do imaginário. É através da ludicidade que ela desenvolve não só a imaginação, mas também fundamenta afetos, elabora conflitos e ansiedade, explora habilidades e, a medida que assume múltiplos papéis, fecunda competências cognitivas e interativas.
Através da ludicidade a criança vai estruturando e construindo seu mundo interior e exterior. As atividades lúdicas podem ser consideradas como meio pelo qual a criança efetua suas primeiras grandes realizações, que através do prazer, ela expressa a si própria, suas emoções e fantasias.
O brinquedo e o ato de brincar é essencial no processo de desenvolvimento da criança. A partir deste pressuposto realizamos com as crianças atividades usando caixas de papelão de vários tamanhos com o objetivo de estimular a curiosiade, coordenação motora, o equilibrio e a socialização das crianças, que exploram este material de diversas formas com o auxilio das professoras.
As brincadeiras realizadas foram de entrar e sair das caixas, esconde - esconde, colocar e retirar brinquedos das caixas.
As brincadeiras realizadas foram de entrar e sair das caixas, esconde - esconde, colocar e retirar brinquedos das caixas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário