O Centro de Educação Infantil Tempo de Aprender, localizado no bairro Vila Pedrini, atende aproximadamente 120 crianças matriculadas em período integral. São atendidas crianças de 4 meses a 04 anos e 11 meses de idade. Conta com salas de Berçário I, Berçário II, Berçário III e Maternal.

A unidade escolar fica aberta das 06h30min às 18h30min.


A partir do início de 2013, o C.E.I. Tempo de Aprender está desenvolvendo suas atividades em novas instalações, projetadas para o conforto, bem estar e melhor aprendizado das crianças.

As crianças recebem do poder público municipal diariamente as três principais refeições (café/ almoço/janta).

As atividades são baseadas em dois temas: Educar e Cuidar, voltadas ao desenvolvimento integral da criança para construção de sua própria identidade. Nos projetos pedagógicos estão integradas todas as áreas do conhecimento. As crianças exercitam suas funções cognitivas, motoras, afetivas e sociais.


Considerando que sempre é "Tempo de Aprender", espera-se que a escola contribua para a constituição de uma cidadania de qualidade, cujo exercício reúna conhecimentos e informações direcionados a um protagonismo responsável.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

BERÇÁRIO I

A IMPORTÂNCIA DA ROTINA  NO BERÇÁRIO I
As professoras da sala do Berçário I do período vespertino, estão dando continuidade o trabalho que já vem sendo realizado pelas professoras do primeiro período do dia, desenvolvendo uma rotina harmoniosa para as crianças que compreendem a faixa etária de cinco meses a um ano e três meses.
Entendemos que a rotina é a estrutura básica das atividades do dia, por isso a importância de prepararmos uma rotina organizada para nossos alunos, pois é esta seqüência que vai possibilitar que a criança se oriente em relação ao tempo-espaço e se desenvolva. Uma rotina adequada é um instrumento construtivo para a criança, pois permite que ela estruture sua autonomia além de estimular a sua socialização.
O cotidiano de uma escola de Educação Infantil tem de prever momentos diferenciados. Diversos tipos de atividades envolvem a jornada diária das crianças, tais como: horário de chegada, alimentação, higiene, brincadeiras, atividades pedagógicas que compreendem contação de histórias, trabalhos com diferentes tipos de texturas, o manuseio de tinta, atividades de estimulação motora, música, entre outras e o horário de saída.
Para organizar estas atividades no tempo é fundamental levar em consideração três diferentes necessidades das crianças: As necessidades biológicas, como as relacionadas ao repouso, à alimentação, à higiene e a relacionada à sua faixa etária; as necessidades psicológicas, que se referem as diferenças individuais como o tempo e o ritmo de cada um, e as necessidades sociais que dizem respeito a cultura e ao estilo de vida de cada um.
É interessante reforçar a idéia de que a rotina deve prever pouca espera das crianças. A espera pode ser evitada se organizarmos a nossa sala de maneira que a criança tenha possibilidade de realizar outras atividades de forma mais autônoma, tendo livre acesso a alguns materiais, enquanto o professor está atendendo outra criança.




















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário