O berçário representa “o novo” não só para os pequenos, mas também para os pais. E tudo o que é novo nos faz ter expectativas e até uma certa insegurança. É por este mesmo processo que passam as nossas crianças, cada uma dentro do seu tempo, ritmo e necessidades.
O período de adaptação da criança ao berçário I é de suma importância na sua vida, tendo como finalidade propiciar uma acolhida fraterna, valorizando sua presença no CEI e, assim a socialização da criança a desenvolver-se de forma harmoniosa, adquirindo confiança em si e nos que o cercam no novo espaço. Um ambiente tranquilo, prazeroso e interessante fará com que esta criança e seus familiares sintam-se em segurança e consigam desenvolver com sucesso suas habilidades.
O choro nos momentos iniciais da separação é normal e deve passar logo, à medida que a criança percebe que é acolhida e compreendida. Caberá a nós educadores estimular e orientar a criança, pois o berçário é local de cuidados e estímulos, o que nos leva a proporcionar aos pequenos um ambiente que garanta bem estar físico e emocional.
Estes primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedade, insegurança, medos e dúvidas em pais, crianças, professores e demais funcionários, nessa fase transmitir segurança é fundamental para a adaptação da criança e tranquilidade dos pais.
Professoras: Ellen, Juleci e Leandra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário