O Centro de Educação Infantil Tempo de Aprender, localizado no bairro Vila Pedrini, atende aproximadamente 120 crianças matriculadas em período integral. São atendidas crianças de 4 meses a 04 anos e 11 meses de idade. Conta com salas de Berçário I, Berçário II, Berçário III e Maternal.

A unidade escolar fica aberta das 06h30min às 18h30min.


A partir do início de 2013, o C.E.I. Tempo de Aprender está desenvolvendo suas atividades em novas instalações, projetadas para o conforto, bem estar e melhor aprendizado das crianças.

As crianças recebem do poder público municipal diariamente as três principais refeições (café/ almoço/janta).

As atividades são baseadas em dois temas: Educar e Cuidar, voltadas ao desenvolvimento integral da criança para construção de sua própria identidade. Nos projetos pedagógicos estão integradas todas as áreas do conhecimento. As crianças exercitam suas funções cognitivas, motoras, afetivas e sociais.


Considerando que sempre é "Tempo de Aprender", espera-se que a escola contribua para a constituição de uma cidadania de qualidade, cujo exercício reúna conhecimentos e informações direcionados a um protagonismo responsável.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Maternal e a História dos Números

Este projeto: “A História dos Números” abordará a história dos números e tem como objetivo fazer com que as crianças compreendam a importância dos números que se fazem presentes em situações diversas em nosso cotidiano. O início do projeto dar-se-á mediante a visualização de um vídeo que abordará a História dos Números (Vídeo de Caio e Adelaide).
Sob esta perspectiva, o educador instigará seus alunos e os questionará sobre as formas de escrita. Nesse momento o professor mostrará o que os homens primitivos fizeram.
Dando seqüencia, o professor mencionará que não existiam números e que os homens quantificavam os animais através de pedras e gravetos. Propor aos alunos que quantifiquem da mesma forma, ou seja, que coloquem uma pedrinha/graveto para cada amigo que há na sala (situação-problema).
Foi realizada a visita a uma caverna (Gruta de Nossa Senhora de Lourdes) em Sede Belém. Lá os alunos puderam visualizar os desenhos e pinturas feitas nas paredes da caverna. Nesse dia também cada criança pegou uma pedra e escreveu o seu nome nas paredes da caverna.
Realizamos também um passeio pelas ruas no entorno da Creche para visualizar os números, aproveitando o passeio para realizar situações-problema: quantidade de pneus em um caminhão, nos números das casas, nas placas dos carros.
Elaboramos com os alunos um livro sobre a História dos Números e nele estão contidas as representações que as crianças fizeram com elementos naturais coletados para produzir tinta (terra, folhas, carvão, urucum, pedra amarela).
A brincadeira também esteve presente com: “passa anel”, “esconde-esconde” e “pular corda”. Além do jogo de boliche, em que as crianças participaram da elaboração.
Todas as atividades realizadas foram produzidas juntamente com as crianças, eles adoraram pintar, participar, interagir, brincar, contribuir e construir.
Fotos do Projeto:
Apresentação da "História dos Números":
 Representação da história por meio do desenho:
Apresentação de Pinturas Ruprestes:
Coletando elementos naturais para produzir as tintas:

Representação com as tintas produzidas:


Boliche:


Brincadeira "Pulando Amarelinha:



Jogo da memória com números:

Brincadeira de "Passa Anel":

Passeio pelas ruas identificando onde encontramos números:


Passeio pela Gruta em Sede Belém, relembrando a "História dos números", local onde foram feitos os primeiros registros:

Professoras Daniela e Luciane

Nenhum comentário:

Postar um comentário