O Centro de Educação Infantil Tempo de Aprender, localizado no bairro Vila Pedrini, atende aproximadamente 120 crianças matriculadas em período integral. São atendidas crianças de 4 meses a 04 anos e 11 meses de idade. Conta com salas de Berçário I, Berçário II, Berçário III e Maternal.

A unidade escolar fica aberta das 06h30min às 18h30min.


A partir do início de 2013, o C.E.I. Tempo de Aprender está desenvolvendo suas atividades em novas instalações, projetadas para o conforto, bem estar e melhor aprendizado das crianças.

As crianças recebem do poder público municipal diariamente as três principais refeições (café/ almoço/janta).

As atividades são baseadas em dois temas: Educar e Cuidar, voltadas ao desenvolvimento integral da criança para construção de sua própria identidade. Nos projetos pedagógicos estão integradas todas as áreas do conhecimento. As crianças exercitam suas funções cognitivas, motoras, afetivas e sociais.


Considerando que sempre é "Tempo de Aprender", espera-se que a escola contribua para a constituição de uma cidadania de qualidade, cujo exercício reúna conhecimentos e informações direcionados a um protagonismo responsável.

sábado, 8 de junho de 2013

Maternal: Aprender em Situações Orientadas

      A intervenção do professor na instituição de EDUCAÇÃO INFANTIL é necessária para que as crianças possam ampliar suas capacidades de apropriação de conceitos, de linguagens, de idéias, de conhecimentos.
      Segundo o RCNEI a organização de situações de aprendizagens orientadas ou que dependem de uma intervenção direta do professor permite que as crianças trabalhem com diversos conhecimentos. Estas aprendizagens devem estar baseadas não apenas nas propostas dos professores, mas, essencialmente, na escuta das crianças e na compreensão do papel que desempenham a experimentação e o erro na construção do conhecimento. (RCNEI, vol. I, 1998, p.30-31).
Pensando assim, desenvolvemos algumas brincadeiras monitoradas com a turma do maternal. São elas: cabra-cega, jogo da memória, ovo-choco, boliche, estátua, brincadeiras de roda e com balões.
      As crianças adoraram e participaram com entusiasmo.
 


















Professoras Daniela e Fabíola.

Referência Bibliografias
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÂO E DO DESPORTO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Volume1. Brasília: MEC/SEF, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário